quinta-feira, 26 de março de 2009

Sócrates

Tem dias em que somos capazes de domar leões e matar tigres a unha (sem ofensas aos tigres, aliás, sou completamente apaixonada por um), mas como eu estava dizendo os maiores desafios que podemos encontrar não estão no nosso caminho ou são impostos por outras pessoas como eu imaginei um dia. Definitivamente o maior de todos os enigmas é saber usar o que carregamos dentro de nós, nossas habilidades que devem ser controladas e aprimoradas, nossos defeitos que simplesmente preferimos fingir que não existem e no final quando as coisas não dão certo sempre o culpado é alguém que cruzou o nosso caminho, seja ele uma pessoa, o tempo ou a sua falta de sorte, porque a final o universo te odeia.
Eu demorei 20 anos para entender parte de tudo o que aconteceu comigo até hoje, com a minha família, com os meus amigos, com cada pessoa que teve um papel na minha vida e que fazem ou não parte dela hoje.
Eu li em algum lugar, não lembro o autor, mas ele dizia que “um pouco de ciência nos afasta de Deus e muita ciência nos aproxima”, eu fiquei intrigada com isso, mas a frase não se limita a religião, qualquer assunto que você conheça superficialmente faz com que você tenha uma idéia muito rasa da coisa e principalmente em relação a você mesmo.
Se você não se conhecer bem, não poderá ter idéia do que é capaz de fazer, de tudo aquilo que está ao seu alcance. Mas a partir do momento em que souber as ferramentas que tem em mãos cabe a você começar a trabalhar e decidir o que quer ter na vida e quem quer ter, lembrando que deve conhecer profundamente a essência de cara coisa e pessoa, principalmente se esses te atraem de alguma forma, para que no futuro não tenha decepções com as suas atitudes ou com as coisas e pessoas que estão ao seu redor.


“Conhece-te a ti mesmo” - Sócrates

Nenhum comentário: